terça-feira, 25 de novembro de 2008

V ELEMENTO

Os alunos do 3º e 4ºanos da nossa escola estão este ano lectivo a participar neste projecto V Elemento, promovido pela EB+S Bispo D.Manuel Ferreira Cabral.

O V ELEMENTO pretende ser um projecto de incentivo às Ciências para o 1º ciclo do Ensino Básico, possibilitando a todas as crianças uma aprendizagem através das actividades experimentais. Este projecto pretende criar um espaço em que os alunos tenham tempo para experimentar, reflectir e questionar, servindo deste modo, de apoio e motivação para a aprendizagem das Ciências.
O V ELEMENTO é composto por um conjunto de questões de pesquisa e guiões de experiências simplificados, de forma a se tornarem adequados aos anos de escolaridade em causa.

As temáticas abordadas neste projecto serão as seguintes:

. As propriedades do ar

. Flutuação em líquidos

. Dissolução em líquidos

. As propriedades da luz

. A electricidade

. As propriedades do som

Os alunos desta escola andam muito entusiasmados com este projecto, demonstram grande motivação e interesse aquando a realização das experiências propostas.

Qualidade na Madeira






No dia 20 de Novembro de 2008, tivemos a apresentação deste projecto, promovido pela ACIF, sobre a "Qualidade na Madeira". Preparámos uns cartazes alusivos ao tema e ensaiámos duas músicas: "Jingle da Qualidade" e "Crescer com Qualidade". Assistimos ao espectáculo "Coelho Serafim" promovido pela equipa de animação do Gabinete de Expressão Artística. Por fim encantámos cantando as canções ensaiadas!




Circo Brasil











No dia 7 de Novembro o Circo Brasil veio à nossa escola! Que alegria e diversão, tantas gargalhadas e risadas no meio de grande animação! Malabarismo, cães "artistas", uma acrobata que fazia exercícios numa "lua", um filme (os actores foram alguns alunos), tudo fez parte do espectáculo. Até algumas professoras foram participar!








Grande divertimento!

Magusto













No dia 10 de Novembro realizámos na nossa escola o Magusto, como já é tradição. Depois de termos trazido alguma caruma e castanhinhas, fizemos uma fogueira para as castanhas serem assadinhas! Depois de tanto estalarem, comemos algumas e outras foram cozidas na cantina! Que bem souberam!

Agora cantem connosco:


Melodia: «Todos me querem...»

SÃO TÃO BOAS AS CASTANHAS
NA FOGUEIRA ASSADINHAS
TAMBÉM GOSTO DELAS CRUAS
DEPOIS DE BEM TRINCADINHAS.

REFRÃO
SÃO AS CASTANHAS DO CASTANHEIRO
QUE NÓS COMEMOS JUNTO AO BRASEIRO.

AS CASTANHAS JÁ COMI
E AGORA VOU BRINCAR
NO CARVÃO SUJO AS MÃOS
PARA ME ENFARRUSCAR.












sábado, 15 de novembro de 2008

Dia Mundial contra o Racismo

"Todos diferentes, todos iguais"




No dia 9 de Novembro assinala-se o Dia Contra o Racismo. Os alunos do Pré-Escolar e os do 1ºCiclo trabalharam a história da " Maria Benguela e Pascoal", na qual a questão da diversidade estava presente. Era a história de uma amizade criada entre uma menina de tranças, da cor do café, e um menino, branco.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Uma cagarra na nossa escola




Tivemos a visita inesperada de uma cagarra. Infelizmente estava magoada. Uns técnicos do Parque Natural da Madeira foram avisados e vieram-na buscar. Agora já está a salvo!


VII ENCONTRO INTERGERACIONAL


“Homenagear os Avós e os idosos em geral, significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza”


Realizou-se, nesta escola, no passado dia 28 de Outubro o VII Encontro Intergeracional, como forma de homenagear os avós da comunidade escolar. No sentido de promover o intercâmbio entre diferentes gerações, foi convidado o Grupo do Centro de Convívio de São Jorge, o qual nos presenteou com uma bela actuação. O Grupo Coral da escola actuou com algumas músicas, as quais deram animação ao convívio. Os alunos da Pré-Escolar dos ¾ anos e os do Pré-Escolar dos 5 anos cantaram umas canções. Os alunos do 1º e 2ºanos apresentaram a poesia “Obrigado, senhor”, os do 2ºano declamaram a poesia “Queridos avós”. Os alunos do 3ºano vibraram com o rap “Diálogo entre o relógio e o telemóvel” e o 4ºano promoveu uma gincana de actividades, desde a dança das cadeiras, o jogo da cabra-cega, do bowling, do pião, entre outros, nos quais os avós participaram com grande entusiasmo, sempre com o apoio dos seus netos.






































Halloween e Pão-por-Deus




E chegaram as bruxas, os fantasmas e as abóboras à nossa escola no dia 31 de Outubro, pois foi o Halloween! Os alunos trabalharam o tema nas aulas de Inglês e os alunos do 4ºano organizaram uma exposição com trabalhos feitos pelos alunos. Boooo...alguns alunos tiveram medo, quando entraram na sala de exposição..estava escuro, só se viam as abóboras iluminadas!




O Pão-por-Deus foi comemorado nas aulas do curricular, nas quais se fez a partilha. Os alunos trouxeram o seu saquinho, frutos secos: nozes, figos, amendoins, e frutas variadas. Ficaram de barriguinha cheia! É bom continuar com as tradições...
O que se deve pedir no Pão-Por-Deus? "Pão por Deus,Fiel de Deus,Bolinho no saco,Andai com Deus."

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dia do animal

Dia 4 de Outubro celebra-se o Dia Mundial do Animal. Qual é o teu animal de estimação? Sabes que tens de cuidar dele com muito carinho, dar-lhe atenção e tudo o que ele precisa.
Na nossa escola este dia foi assinalado com uma corrida de caracóis. Que originalidade, não acham?
O caracol mais "rápido" e que conseguiu chegar em primeiro lugar à meta, com a ajuda do cheirinho de alfaces, foi o do Pedro da turma do 1º e2ºanos.
Vejam lá agora algumas imagens da corrida.