terça-feira, 2 de novembro de 2010

Palestra "Aves e Iluminação Pública"

Aves e Iluminação Pública foi o tema da palestra promovida pela Sociedade Protectora das Aves, e pela Câmara Municipal de Santana, no dia 27 de Outubro de 2010.
Os destinatários da palestra: alunos, encarregados de educação e comunidade em geral, tiveram oportunidade de observar locais públicos bastante iluminados e que constituem um grande problema para as aves marinhas, que ao verem a luz para lá se dirigem em busca de alimento e acabam por sair da sua área, podendo correr risco de vida. O público-alvo foi alertado para o tipo de candeeiros usados e aqueles que são os ideais para solucionar este problema.

Em seguida foram explicados os procedimentos para que em caso de encontrar uma ave marinha, ela possa ser salva; como curiosidade e exemplo, foi referido que nos Açores, cada ano, se salvam duas mil destas aves.

No final desta palestra, concluímos que:

· Cada um deverá escolher, na sua casa, candeeiros que não prejudiquem as aves; que iluminem sem desperdiçar energia e sem prejudicar o ambiente;

· Que adoptem os procedimentos demonstrados, no caso de encontrarem alguma ave em perigo, alertando as entidades competentes para a sua recolha e denunciem situações de captura dessas aves.