quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dia escolar da não - violência e da paz




Iniciativa pioneira, independente e não-governamental, levada avante pelo pedagogo e poeta espanhol Llorenç Vidal, a comemoração deste dia, a partir de 1964, teve como objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz. Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.


No dia 30 de Janeiro de 2009, assinalámos, uma vez mais, este dia!Trouxemos alguns instrumentos musicais e, em círculo, fizemos, durante um minuto, o "rufar dos tambores". Cada aluno de cada turma deixou a sua mensagem numa pomba branca feita em papel cenário!





Vejam algumas das mensagens:
"Parar a guerra em todos os países e nunca mais existir a violência e que fique sempre paz no mundo e na terra"- Margarida, 2ºano
"A paz para mim é uma família unida"- Joana, 3ºano
"A paz para mim é ver crianças a sorrir"- Mariana, 3ºano





1 comentário:

Filipa Soares disse...

Esta actividade foi realizada por todos os alunos da nossa escola. Considero qu é uma bela iniciativa pois ensina as nossas crianças a serem solidários, tolerantes e a respeitarem todas as pessoas independentemente da cor, idade ou raça.Foi muito bonito ver as crianças a tocarem os seus instrumentos musicais pela paz no mundo.