sábado, 28 de março de 2009

IV Concurso Literário Padre Silvério Aníbal de Matos

No âmbito do Dia da Língua Materna, assinalado no dia 21 de Fevereiro, a nossa escola, mais uma vez promoveu o Concurso Literário Padre Silvério Aníbal de Matos, o que já vem acontecendo há quatro anos consecutivos.

Na actividade de Animação de Biblioteca os alunos do 1º ano fizeram desenhos e os dos restantes anos de escolaridade elaboraram textos criativos, em prosa, alusivos à nossa freguesia e o UmTIC como protagonista, uma vez que a mascote estava de passagem pela nossa escola.

Os textos foram seleccionados por um júri e a entrega de prémios decorreu, ontem, dia 27 de Março. O Pedro do 1º ano e a Nicole do 2º ano, foram premiados com um livro. O Raul do 3º ano e o Valentim do 4º ano receberam um prémio de valor monetário, oferecido pela Junta de Freguesia.

Textos premiados:

EB1/PE/C de São Jorge

Concurso Literário “ Padre Silvério Aníbal de Matos”


Uma Aventura do UmTIC em São Jorge

O Umtic foi à praia de São Jorge e achou que era tão bonita que decidiu ir lá todos os dias que tivesse sol. Um dia, depois de vir da praia disse à mulher o que viu e até trouxe uma tartaruga de várias cores. Colocou a tartaruga em cima da mesa e os filhos disseram que ela era bonita. Umtic disse aos seus filhos que trouxe a tartaruga para verem mas que ia colocá-la novamente no lago onde vivia. Sempre que os filhos quisessem vê-la teriam de ir à praia.
É que uma tartaruga deve viver no seu habitat natural!

Nome:Nicole Turma: 2ºAno


Uma Aventura do UmTIC em São Jorge

Naquele dia o UmTIC foi até ao Farol andar de patins e levou também uma bicicleta. Quando lá chegou, chamou o seu amigo Pedro para irem até ao Campo de Futebol. Tinham lá um amigo chamado Raul, que já estava a jogar futebol. Juntaram-se os três e lá ficaram algum tempo a jogar.
- Olhem, olhem!! Querem ir à Levada do Rei? – disse o Raul
E os dois disseram:
- Sim, sim!
- Mas temos de pedir autorização aos nossos pais!
Quando iam a caminho encontraram o Tomás e convidaram-no para ir com eles.
De regresso seguiram o curso de água, passaram pela Serragem de Água e pelo Moinho de Água, foi divertido!!
Depois de ir ao Moinho, eles passaram pela Igreja e também pela Capela de São Pedro. Desceram pelo Caminho da Calçada que os levou até à antiga entrada de São Jorge. O Umtic ficou encantado com o percurso e com a paisagem. O UmTIC foi o primeiro a mergulhar na lagoa e em seguida foram todos.
Cansados do dia que passaram, apanharam uma boleia de um amigo que os levou a ver o pôr–do-sol nas Cabanas. Tiraram umas fotos para mais tarde recordar.
E assim foi a aventura do UmTIC.

Nome:Raul Turma: 3ºAno



Uma Aventura do UmTIC em São Jorge


Umtic era um rato aventureiro que fazia Surf, Rapel e Parkour. Um dia decidiu vir até São Jorge fazer campismo selvagem na floresta. Numa noite, perto da sua tenda, apareceu um caçador que andava atrás de ratos radicais. Umtic ao perceber que o caçador queria levá-lo decidiu construir uma armadilha. O rato foi buscar uma lanterna e apontou para os olhos do caçador que ficou encegueirado com aquela luz. Aproveitou e fugiu para se esconder. Depois, fez um buraco enorme enquanto o caçador estava à sua procura. Com a escuridão, o caçador caiu no buraco e Umtic conseguiu fugir da floresta. Umtic contactou os seus amigos ratos para caçar o caçador.
No dia 23 de Fevereiro, chegou a São Jorge um enorme grupo de ratos. As pessoas ficaram assustadas e fugiram, os ratos cercaram o caçador, que estava disfarçado de polícia, e começaram a dar dentadas. O caçador aflito fugiu de São Jorge para nunca mais voltar. Este caçador nunca mais caçou ratos na sua vida.
Umtic e os seus amigos continuaram a ter uma vida de aventuras.


Nome:Valentim Turma: 4º Ano



Sem comentários: