segunda-feira, 1 de junho de 2009

Apresentação dos Projectos "Consciência Ambiental" e "Agricultura Biológica"

No dia 28 de Maio de 2009, decorreu na nossa escola a apresentação do culminar dos projectos" Consciência Ambiental", trabalhado pelos alunos da EB1/PE do Arco de São Jorge e "Agricultura Biológica", desenvolvido ao longo deste ano lectivo pelos alunos do 3º e 4º anos, da nossa escola, na actividade de enriquecimento do currículo Ambiente, em parceria com a Associação Santana Cidade Solidária.

Tivemos como convidados dois elementos da referida Associação, de um engenheiro da Direcção de Serviços da Agricultura Biológica, do Vereador do Pelouro do Equipamento Social e Ambiente da Câmara Municipal de Santana, do Delegado Escolar de Santana e do Presidente da Junta de Freguesia de São Jorge, todos colaboradores no desenvolvimento do projecto. Também, estiveram presentes os idosos do Centro de Dia do Arco de São Jorge, a directora da escola da referida freguesia, de alguns encarregados de educação e toda a comunidade escolar.

Após a apresentação dos trabalhos da EB1/PE do Arco de São Jorge, iniciou-se a da nossa escola, com uma pequena dramatização- diálogo entre o composto e o adubo químico, em que este vai embora, dizendo não mais voltar. Os dois alunos demonstraram que o lema do projecto é dizer não às substâncias químicas, respeitando o equilíbrio entre o Homem, o solo, as plantas e os animais.

Também, foi apresentado o power point " A horta biológica da nossa escola", onde todos puderam visualizar a criação e manutenção da horta, existente na escola. De seguida, alguns alunos demonstraram a dramatização "Cultura Biológica", como verdadeiros artistas e depois todos os envolvidos no projecto cantaram e encantaram com a canção "Agricultura Biológica", letra inédita, com a música da tradicional cantiga "Ó rama, ó que linda rama". Por fim, e antes de todos os presentes irem visitar a horta, foi distribuído um panfleto informativo sobre o tema do projecto.

Sem comentários: